A Nave Gris abre inscrições para artistas da dança e do teatro interessados em participar dos Encontros (per)Formativos com Vera Cristina Athayde e Jamila Prata convidadas pela Companhia para conduzirem um trabalho técnico-criativo. Em nossa prática artística é fundamental o trabalho em parceria com artistas convidas(os), criando territórios de fricção onde as diferenças e afinidades estéticas e técnicas tornam-se procedimentos de criação e matéria poética.
Com o intuito de partilhar este momento cotidiano de nosso trabalho com outras(os) artistas da cena, e compreendendo nossa responsabilidade social do gerir recursos públicos, selecionaremos 06 artistas para integrarem os Encontros (per)Formativos. Mais do que um workshop, esses Encontros buscam ser um espaço de aprimoramento técnico e partilha entre os(as) participantes.
PERIODO DE REALIZAÇÃO:
de 05/08/2020 à 25/09/2020 sempre às quartas e sextas-feiras das 10h às 12h
LOCAL DE REALIZAÇÃO*:
Remotamente, via plataforma online.
VAGAS: 06 artistas selecionados(as)(es).
RESULTADO DA SELEÇÃO: 27 de julho de 2020.
*OBSERVAÇÃO: A NAVE GRIS ESTÁ ATENTA A TODAS AS RESOLUÇÕES E PREZAMOS PELA SAÚDE E SEGURANÇAS DE TODAS(OS)(ES)! OS ENCONTROS ACONTECERÃO, A PRIORI, EM FORMATO ONLINE, DEVIDO O CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. QUALQUER ALTERAÇÃO SERÁ COMUNICADA POR E-MAIL AOS PARTICIPANTES SELECIONADOS.
IMPORTANTE: a inscrição para a participação da seleção para este chamamento se dá exclusivamente por meio de formulário eletrônico. A Nave Gris Cia Cênica não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos e de conexão que a(o) interessada(o) possa ter ao efetuar sua inscrição.
Os encontros serão articulados entre si e não será possível se inscrever em apenas uma das atividades.
Conteúdo dos Encontros (per)Formativos:
Às quartas-feiras, Encontro (per)Formativo com Jamila Prata:
Corta a cabaça e espalha a semente
Ginga, corpo, música, pés na terra e ancestralidade. As vivências em capuêra angola convidam a experimentar movimento e a musicalidade que se origina no sagrado africano, e que também está presente em nosso interior, buscando cura, amor e libertação na maneira africana de fazer, pensar e de partilhar as trocas.
Jamila é praticante de capoeira angola na Associação Cultural de Capuêra Angola Paraguassu desde 2011, grupo fundado por Mestre Jaime de Mar Grande; percussionista que acompanha o trabalho musical de Mestre Lumumba e atua em diversos grupos de música afro-brasileira. Também é arte-educadora e professora de geografia na rede municipal de São Paulo/SP e pesquisadora da cosmovisão africana no mestrado em Ciências Humanas pela USP e pertence a Comunidade Ilê Axé Omo Ayiê.
Às sextas-feiras, Encontro (per)Formativo com Vera Cristina Athayde:
Folias e camuflagens – um corpo para criar e resistir
Folias e camuflagens terão como objetivo promover a improvisação, criação e composição coletiva, através da oralidade e do fazer corporal, provindos de pesquisas e experimentos inspirados nas matrizes corporais brasileiras, que trazem no seu imaginário, a camuflagem, o pantim, a ginga e o bamboleio.
Vera Cristina Athayde é pernambucana, dançarina-pesquisadora, mestre em Artes (UNICAMP), em doutoramento pela Escola de Comunicações e Artes – USP, com experiência na área de dança, cultura brasileira e cubana, com foco específico em pedagogias, poética-cênica e entrelaçamentos.
SELECIONADAS(OS) PARA OS ENCONTROS (PER)FORMATIVOS COM VERA CRISTINA ATHAYDE E JAMILA PRATA
A Nave Gris agradece as 22 pessoas inscritas no chamamento para os Encontros (per)Formativos com Vera Cristina Athayde e Jamila Prata. A realização de um processo seletivo é uma tarefa complexa e buscamos ser os mais cuidadosos possível. Inicialmente selecionaríamos apenas 06 pessoas para os encontros e por fim, ampliamos para 08 artistas participantes.
Para o ano de 2021 prevemos a realização de mais Encontros (per)Formativos e esperamos que todas(es)(os) possam estar conosco em algum momento.
Divulgamos abaixo os nomes, em ordem alfabética, das pessoas selecionadas:
1. Alice Nascimento Silva (Alice Nascimento)
2. Bianca Bazzo Rodrigues (Bibs Bazzo)
3. Bruno Coelho Seloide (Bruno Coelho)
4. Djalma Henrique Fernandes Moura (Djalma Moura)
5. Flaviane Angélica Lopes de Oliveira (Flaviane Lopes)
6. Thiago Lopes Moreira (Thico Lopes)
7. Otacílio de Almeida (Otacílio Alacran)
8. Paloma Xavier da Silva (Paloma Xavier)
São Paulo, 27 de julho de 2020.
Kanzelumuka e Murilo De Paula
Direção Artística Nave Gris Cia Cênica
Os Encontros (per)Formativos fazem parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira” da Nave Gris Cia Cênica contemplado pela 27ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.