Pano pra Dança: Ateliê Criativo de Trajes para o Movimento

 
A Nave Gris abre inscrições para a ação (per)formativa Pano pra Dança: Ateliê Criativo de Trajes para o Movimento com Andrea Soares. Esta ação faz parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira” da Nave Gris Cia Cênica contemplado pela 27ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
O ateliê foi concebido com o objetivo de criar um espaço para pensar-experimentar a confecção de vestimentas para a dança cênica, despertando nos participantes possibilidades criativas para figurinos e adereços. Pano pra Dança irá abordar as especificidades do traje cênico como extensão do movimento e do gesto através de elementos plásticos, percebendo as relações intrínsecas entre a dança e o que nos veste, ressaltando a importância de instaurarmos vestimentas poéticas para nossas obras de arte. A artista Andrea Soares, que orientará o ateliê, parte de sua experiência em criações de Dança e da inspiração nas manifestações tradicionais da cultura brasileira, onde os figurinos e adereços são elementos que atuam não só como princípio estético plástico, mas também como propositor/provocador e reverberador/ampliador do movimento no espaço. 
De caráter teórico-prático, Pano pra Dança pretende instigar as (os)(es) participantes para as noções de conceito e execução dos trajes a partir em um tema provocador, buscando soluções práticas tendo como ponto de partida o que se deseja visualizar no corpo que dança.
Este ateliê é voltado principalmente para figurinistas, bailarinas(os)(es), artistas visuais, costureiras(es)(os) e pessoas com alguma experiência com costura e/ou concepção e confecção de figurinos ou pessoas que buscam experienciar este fazer. 

 

PERÍODO: de 08/03/2021 à 31/03/2021 sempre às segundas e quartas, das 11h às 13h.
DURAÇÃO: 16 horas/aulas.
LOCAL: remotamente, via plataforma Google Meet. 
VAGAS: 12 participantes.
RESULTADO DA SELEÇÃO: 01/03/2021.
 
HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO!

 

IMPORTANTE: a inscrição para a participação da seleção para este chamamento se dá exclusivamente por meio deste formulário eletrônico. A Nave Gris Cia Cênica não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos e de conexão que a(o) interessado possa ter ao efetuar sua inscrição.
 
MATERIAIS PARA A PARTICIPAÇÃO NO ATELIÊ: A proposta do ateliê é trabalhar com materiais que cada participante disponha em sua própria casa, assim cuidamos da saúde de todos evitando saídas desnecessárias e abrirmos nossos olhares e criatividade para aquilo que nós já temos. Segue uma listinha mínima de materiais essenciais e de materiais desejaveis.
 
Materiais essenciais: 
• Giz de alfaiate
• Carbono de alfaiate (melhor cores claras - amarelo e branco, uma folha de cada)
• Tesoura grande afiada
• Linha e agulha de mão (tamanhos 1, 3 e 5 da marca Corrente são boas referências)
• Caderno, caneta e lápis
• Alfinetes para costura
• 5 folhas grandes de papel manilha ou jornal e fita crepe (pode grudar vários pedaços de A4)
• Corte(s) de tecido de  no mínimo 2 x 1,40 m
• Elástico de algodão de 20mm largura (mínimo de 3m)
• Pistola e 10 refis de cola quente (a pequena é melhor)
 
Materiais desejáveis:
• Máquina de costura
• Lastex (2 tubos, no máximo)
• Retalhos de fitas, cianinhas, passamanarias, tecidos coloridos etc.
• Botões de cores, tamanhos e formas diversas
• Utensílios de palha, como abanadores, florezinhas e outras ideias com fibras naturais
• Contas e missangas diversas
• Fio de nylon
• Roupas para reciclar

 

 
SOBRE A ORIENTADORA ARTÍSTICA ANDREA SOARES:
 
Andrea Soares é artista da cena - dança e teatro - eutonista, pesquisadora das culturas tradicionais brasileiras e educadora em dança. Mestre em Estética e História da Arte pela USP, desenvolveu pesquisa denominada espetacularidade contemporâneo-brasileira, buscando pensar uma abordagem para criação cênica a partir da educação somática e das culturas tradicionais do Brasil. É diretora e intérprete do Núcleo Pé de Zamba de Pesquisa Cênica, no qual encontrou espaço para exercer uma outra paixão: a criação de figurinos. Partindo da observação dos adereços e indumentárias das culturas tradicionais, percebeu a interface entre os materiais e seus efeitos plásticos enquanto extensão do movimento corporal, inspirando-se nesta perspectiva para a criação dos figurinos do Grupo.

 

 

RESULTADO SELEÇÃO ATELIÊ PANO PRA DANÇA

 
A Nave Gris agradece a  todes que se inscreveram na ação (per)formativa Pano pra Dança: Ateliê Criativo de Trajes para o Movimento com Andrea Soares. Abaixo e em ordem alfabética seguem os nomes das pessoas selecionadas e a lista de suplência. Todes es selecionades devem confirmar a sua participação até o dia 03/03/2021 por email. A cada desistência, entraremos em contato com cada pessoa da lista de suplentes até o dia 05/03/2021.
 
Selecionades
 
  1. Ale Ye
  2. Belize
  3. Carolina Rodrigues Pereira
  4. Daya Gomes 
  5. Eneida Nalini
  6. Felippe Peneluc
  7. Joana Salles
  8. Juliana Guanãbi 
  9. Liliane Rodrigues 
  10. Majori MagÊ
  11. Miriam Dascal
  12. San Pestana
  13. Thico Lopes 
 
Suplência
 
  1. Irla Sab
  2. Isa
  3. Jai Barcellos
  4. Micha
  5. Tanya Cappra 
 
 
São Paulo, 01 de março de 2021.
 
Kanzelumuka e Murilo De Paula
Direção Artística Nave Gris Cia Cênica