Pano pra Dança: Ateliê Criativo de Trajes para o Movimento
A Nave Gris abre inscrições para a ação (per)formativa Pano pra Dança: Ateliê Criativo de Trajes para o Movimento com Andrea Soares. Esta ação faz parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira” da Nave Gris Cia Cênica contemplado pela 27ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
O ateliê foi concebido com o objetivo de criar um espaço para pensar-experimentar a confecção de vestimentas para a dança cênica, despertando nos participantes possibilidades criativas para figurinos e adereços. Pano pra Dança irá abordar as especificidades do traje cênico como extensão do movimento e do gesto através de elementos plásticos, percebendo as relações intrínsecas entre a dança e o que nos veste, ressaltando a importância de instaurarmos vestimentas poéticas para nossas obras de arte. A artista Andrea Soares, que orientará o ateliê, parte de sua experiência em criações de Dança e da inspiração nas manifestações tradicionais da cultura brasileira, onde os figurinos e adereços são elementos que atuam não só como princípio estético plástico, mas também como propositor/provocador e reverberador/ampliador do movimento no espaço.
De caráter teórico-prático, Pano pra Dança pretende instigar as (os)(es) participantes para as noções de conceito e execução dos trajes a partir em um tema provocador, buscando soluções práticas tendo como ponto de partida o que se deseja visualizar no corpo que dança.
Este ateliê é voltado principalmente para figurinistas, bailarinas(os)(es), artistas visuais, costureiras(es)(os) e pessoas com alguma experiência com costura e/ou concepção e confecção de figurinos ou pessoas que buscam experienciar este fazer.
PERÍODO: de 08/03/2021 à 31/03/2021 sempre às segundas e quartas, das 11h às 13h.
DURAÇÃO: 16 horas/aulas.
LOCAL: remotamente, via plataforma Google Meet.
VAGAS: 12 participantes.
RESULTADO DA SELEÇÃO: 01/03/2021.
HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO!
IMPORTANTE: a inscrição para a participação da seleção para este chamamento se dá exclusivamente por meio deste formulário eletrônico. A Nave Gris Cia Cênica não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos e de conexão que a(o) interessado possa ter ao efetuar sua inscrição.
MATERIAIS PARA A PARTICIPAÇÃO NO ATELIÊ: A proposta do ateliê é trabalhar com materiais que cada participante disponha em sua própria casa, assim cuidamos da saúde de todos evitando saídas desnecessárias e abrirmos nossos olhares e criatividade para aquilo que nós já temos. Segue uma listinha mínima de materiais essenciais e de materiais desejaveis.
Materiais essenciais:
• Giz de alfaiate
• Carbono de alfaiate (melhor cores claras - amarelo e branco, uma folha de cada)
• Tesoura grande afiada
• Linha e agulha de mão (tamanhos 1, 3 e 5 da marca Corrente são boas referências)
• Caderno, caneta e lápis
• Alfinetes para costura
• 5 folhas grandes de papel manilha ou jornal e fita crepe (pode grudar vários pedaços de A4)
• Corte(s) de tecido de no mínimo 2 x 1,40 m
• Elástico de algodão de 20mm largura (mínimo de 3m)
• Pistola e 10 refis de cola quente (a pequena é melhor)
Materiais desejáveis:
• Máquina de costura
• Lastex (2 tubos, no máximo)
• Retalhos de fitas, cianinhas, passamanarias, tecidos coloridos etc.
• Botões de cores, tamanhos e formas diversas
• Utensílios de palha, como abanadores, florezinhas e outras ideias com fibras naturais
• Contas e missangas diversas
• Fio de nylon
• Roupas para reciclar
SOBRE A ORIENTADORA ARTÍSTICA ANDREA SOARES:
Andrea Soares é artista da cena - dança e teatro - eutonista, pesquisadora das culturas tradicionais brasileiras e educadora em dança. Mestre em Estética e História da Arte pela USP, desenvolveu pesquisa denominada espetacularidade contemporâneo-brasileira, buscando pensar uma abordagem para criação cênica a partir da educação somática e das culturas tradicionais do Brasil. É diretora e intérprete do Núcleo Pé de Zamba de Pesquisa Cênica, no qual encontrou espaço para exercer uma outra paixão: a criação de figurinos. Partindo da observação dos adereços e indumentárias das culturas tradicionais, percebeu a interface entre os materiais e seus efeitos plásticos enquanto extensão do movimento corporal, inspirando-se nesta perspectiva para a criação dos figurinos do Grupo.
RESULTADO SELEÇÃO ATELIÊ PANO PRA DANÇA
A Nave Gris agradece a todes que se inscreveram na ação (per)formativa Pano pra Dança: Ateliê Criativo de Trajes para o Movimento com Andrea Soares. Abaixo e em ordem alfabética seguem os nomes das pessoas selecionadas e a lista de suplência. Todes es selecionades devem confirmar a sua participação até o dia 03/03/2021 por email. A cada desistência, entraremos em contato com cada pessoa da lista de suplentes até o dia 05/03/2021.