Chamamento: Encontros (per)Formativos

 

Encontros (per)Formativos Nave Gris Cia Cênica com Frederico Santiago e Carmen Luz 

 
A Nave Gris abre inscrições para artistas das artes da cena (dança, teatro, performance) e do audiovisual interessades em participar dos Encontros (per)Formativos com Frederico Santiago e Carmen Luz, convidades pela Companhia para conduzirem um trabalho técnico-criativo envolvendo o uso da voz e a linguagem da videodança. Em nossa prática artística é fundamental o trabalho em parceria com artistas convidas(os)(es), criando territórios de fricção onde as diferenças e afinidades estéticas e técnicas tornam-se procedimentos de criação e matéria poética. 
Com o intuito de partilhar o momento cotidiano de nosso trabalho com outras(es)(os) artistas da cena, e compreendendo nossa responsabilidade social de gerir recursos públicos, selecionaremos 06 artistas para integrarem os Encontros (per)Formativos. Mais do que um workshop, os Encontros buscam ser um espaço de aprimoramento técnico e partilha entre a Nave Gris, artistas convidades e os(as)(es) participantes selecionados. Cada dia de encontro terá 03 horas de duração, sendo 02 horas com condução dos artistas convidades e 01 hora com condução da Nave Gris Cia Cênica.
 
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Voz em Performance, com Frederico Santiago - de 08/06 a 01/07, às terças e quintas-feiras das 9h às 12h.
Práticas para Dançar, com Carmen Luz - de 06/07 a 29/07, às terças e quintas-feiras das 9h às 12h.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Os encontros serão remotos - via plataforma online Google Meet. 
VAGAS: 06 artistas selecionados(as)(es).
RESULTADO DA SELEÇÃO: 31 de maio de 2021.
 
IMPORTANTE: a inscrição para a participação da seleção para este chamamento se dá exclusivamente por meio de formulário eletrônico. A Nave Gris Cia Cênica não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos e de conexão que a(o) interessado possa ter ao efetuar sua inscrição.
 
*OBSERVAÇÃO: A NAVE GRIS ESTÁ ATENTA A TODAS AS RESOLUÇÕES E PREZAMOS PELA SAÚDE E SEGURANÇAS DE TODAS(OS)(ES)! OS ENCONTROS ACONTECERÃO EM FORMATO ONLINE, DEVIDO O CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL.  
 
 
CONTEÚDO DOS ENCONTROS (PER)FORMATIVOS:
 
- VOZ EM PERFORMANCE, Encontro (per)Formativo com Frederico Santiago - de  08/06 a 01/07.
Estes encontros propõem a prática da voz como linguagem e fenômeno do corpo que envolve e permeia o(s) outro(s) e a si próprio.
A voz manifesta-se como palavra, como sons musicais ou ruídosos e, simultaneamente, acontece em sua natureza temporal (nos seus fluxos e durações) e espacial (nas suas formas acústicas). Pela voz manifestamos pensamentos, sentimentos, emoções, intenções, gestos, ações, imagens, poéticas, etc. 
As práticas desta oficina se propõem a explorar a expressividade da voz com exercícios que envolvem o corpo com técnicas aerodinâmicas, fonatórias, ressonantais e reconhecendo suas naturezas para criar poéticas, dramaturgias e performances.
 
Frederico Santiago é ator, fonoaudiólogo e preparador vocal em teatro e cinema, vem orientando grupos no "Ateliê da Voz e da Palavra". Mestrado na PUCSP voltado à voz e ao corpo junto ao Folias D’Arte com Happy End de Brecht. Atualmente faz doutorado voltado à voz e palavra na UNESP. Professor há 20 anos, tem lecionado na SP Escola de Teatro, Universidade Anhembi Morumbi, Escola de Atores Wolf Maya, Teatro Escola Macunaíma, entre outras.
 
- PRÁTICAS PARA DANÇA, Encontro (per)Formativo com Carmen Luz - de 06/07 a 29/07.
Este encontro (per)formativo parte da noção de recolhimento, uma noção que abraça muitas palavras e imagens, por onde deslizam muitos sentidos. 
De diversas formas, todas as acepções que conhecemos dela habitam vigorosamente nossas existências desde março de 2020, enquanto indivíduos, enquanto sociedade: o ato de se recolher, o ato de retirar, a forma recatada de viver, a cobrança de impostos/taxas/contribuições, o lugar onde se fica recolhido, a meditação espiritual, o encarceramento.
O trabalho sobre a noção de recolhimento nos dará caminhos para a construção de nossos materiais cênicos, históricos, videográficos, corporais e outros, que por ora, ainda não sabemos.
 
Carmen Luz nasceu e mora na cidade do Rio de Janeiro. É cineasta, coreógrafa, pesquisadora em dança, roteirista e diretora de espetáculos cênicos. Com formação acadêmica e práticas multidisciplinares, atua profissionalmente nos campos da realização audiovisual, coreografia, performance, encenação, interpretação, dramaturgia e ensino. Escreve e realiza obras cênicas, filmes documentários e vídeos experimentais. Aborda, com especial interesse, as histórias de vida de pessoas afrodescendentes, as gestualidades das mulheres negras e a corporeidade dos jovens moradores dos grandes centros urbanos e suas periferias
 
HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO!
 

 

RESULTADO DA SELEÇÃO PARA OS ENCONTROS (PER)FORMATIVOS

 
A Nave Gris agradece a todas as pessoas inscritas no chamamento para os Encontros (per)Formativos com Frederico Santiago e Carmen Luz. Mais uma vez reiteramos que a realização de um processo seletivo é uma tarefa complexa e que buscamos ser os mais cuidadosos possível. 
Estava prevista a seleção de apenas 06 (seis) pessoas para a turma, mas, por se tratar da última edição dos Encontros (per)Formativos no projeto Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão, decidimos ampliar o número de artistas participantes.
 
Divulgamos abaixo os nomes, em ordem alfabética, das pessoas selecionadas:
 
ENCONTROS (PER)FORMATIVOS NAVE GRIS COM FREDERICO SANTIAGO
 
  1. Adnã Ionara
  2. Andrea Soares
  3. Daya Gomes
  4. Débora Marçal
  5. Eneida Nalini
  6. Jhow Carvalho
  7. Otacilio Alacran
  8. Rafael Lemos
  9. Rafa Araujo
  10. Talita Lima Araujo
 
ENCONTROS (PER)FORMATIVOS NAVE GRIS COM CARMEN LUZ
 
  1. Adnã Ionara
  2. Andrea Soares
  3. Daya Gomes
  4. Débora Marçal
  5. Eneida Nalini
  6. Gerson Moreno
  7. Inessa Silva
  8. Janette Santiago
  9. Jhow Carvalho
  10. Otacilio Alacran
  11. Rafa Araujo
  12. Talita Lima Araujo
 
 
São Paulo, 31 de maio de 2021.
 
Kanzelumuka e Murilo De Paula 
Direção Artística Nave Gris Cia Cênica

 

 
Os Encontros (per)Formativos fazem parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira” da Nave Gris Cia Cênica contemplado pela 27ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.