VISÍVEL+NAVE Encruzilhada Ocupação Cênica



 
A VISÍVEL+NAVE Encruzilhada Ocupação Cênica foi um projeto realizado pela Nave Gris Cia Cênica e o Visível Núcleo de Criação de ocupação artística da Sala Renée Gumiel da FUNARTE em São Paulo com espetáculos de dança contemporânea, oficina e bate-papos, durante o mês de maio de 2016. O projeto foi contemplado com o Edital Cena Aberta FUNARTE 2016.
As duas companhias, parceiras na proposição da ocupação, têm em comum a realização de trabalhos autorais em dança contemporânea, produzidos de forma independente e voltados para a investigação da linguagem cênica a partir de motrizes presentes nas culturas populares e manifestações culturais afro-brasileiras, bem como, a exploração no campo das teatralidades expandidas - que abrangem diversas linguagens cênicas na contemporaneidade. Tais características, comuns às duas companhias, foram expressas nos espetáculos, Dikanga Calunga e Negro de Estimação, que cumpriram temporada permanente ao longo do projeto na ocupação. Tais obras fazem parte do repertório das respectivas companhias e circularam por importantes eventos e festivais nacionais e internacionais. Além da temporada dos dois espetáculos, a ocupação foi composta por mais duas grandes ações: a oficina Dramaturgias do corpo: (Re) inventando tradições e a mostra de espetáculos convidados, intitulada: Espaço Encruzilhada.

 

Oficina Dramaturgias do Corpo/ Crédito: Murilo De Paula

 
Coordenação e concepção: Kanzelumuka, Kleber Lourenço e Murilo De Paula (Nave Gris Cia Cênica e Visível Núcleo de Criação)
Oficina Dramaturgias do corpo: (Re)Inventando tradições: Kanzelumuka (em parceria com o Grupo Terreiro de Investigações Cênicas /UNESP)
Espaço Encruzilhada:  Coletivo Akwaaba, Ouvindo Passos Cia de Dança, Fredyson Cunha, Débora Marçal, Flip Couto e Ana Musidora.
Espetáculo ETHOS: Coletivo Akwaaba (Bárbara Freitas)
Espetáculo DIKANGA CALUNGA: Nave Gris Cia Cênica
Performance ANA PAULA PADRÃO: Ana Musidora
Espetáculo IWOSAN: Débora Marçal
Espetáculo SANGUE: Flip Couto
Espetáculo NEGRO DE ESTIMAÇÃO: Visível Núcleo de Criação
Espetáculo BREVIDADE: Fredyson Cunha
Espetáculo SOBRE GLÚTEOS, CADEIRAS E HISTÓRIAS: Ouvindo Passos Cia de Dança 
Local: FUNARTE SP
Registro audiovisual e edição: Murilo De Paula
Produção executiva: Nave Gris Cia Cênica e Visível Núcleo de Criação
Assistente de produção: Gervásio Braz
Realização: Governo Federal, FUNARTE SP, Nave Gris Cia. Cênica e Visível Núcleo de Criação

 

Entrada do Público - Sala Renné Gumiel

Temporada do Espetáculo Negro de Estimação/ Crédito: Murilo De Paula

Temporada do espetáculo Dikanga Calunga/ Crédito: Murilo De Paula

Espaço Encruzilhada-espetáculos: Ethos/Brevidade/Sobre glúteos, cadeiras e histórias/Crédito: Murilo De Paula

Espaço encruzilhada - performances: Iwosam/ Ana Paula Padrão/ Sangue/ Crédito: Murilo De Paula